Logo
Home > Blog > Lifestyle > Renascimento dos bairros da Zona Sul de São Paulo
Lifestyle

Renascimento dos bairros da Zona Sul de São Paulo

Morar em São Paulo geralmente é visto como sinônimo de viver em uma alta densidade populacional. O que é de fato realidade em diversos bairros da capital, mas não em todos. Este fenômeno pode ser observado especialmente nos bairros do Centro, onde, de acordo com dados da Prefeitura, diversos bairros abrigam mais de 20 mil habitantes por quilômetro quadrado.

É o caso de Santa Cecília, com mais de 21 mil, República com mais de 24 mil e Bela Vista, que conta com a maior densidade populacional na região central, abrigando cerca de 27 mil habitantes por quilômetro quadrado. O resultado são ruas pouco arborizadas e o domínio de prédios, onde moram centenas de pessoas em apartamentos cada vez menores. Faltam espaços para lazer, sobra concreto.

Mas esta não é a realidade de todas as regiões da cidade. No distrito do Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo, por exemplo, a densidade populacional é de cerca de 7 mil habitantes por quilômetro quadrado, quase quatro vezes menor que na Bela Vista. O resultado é um fenômeno oposto ao cenário encontrado no centro: ruas mais arborizadas, casas mais amplas como principal forma de residência e mais espaços de lazer à disposição dos moradores.

A alta densidade populacional em regiões centrais é um fenômeno comum no processo de urbanização das cidades, devido à industrialização. Com o tempo, os moradores começaram a ocupar os bairros ao redor e, dessa forma, se espalham por mais regiões, aumentando a área de cada cidade.

Valorização da qualidade de vida

O que se vê nos dias de hoje é a valorização da qualidade de vida, nem sempre ligada à proximidade com os centros comerciais. Além disso, em metrópoles como São Paulo, os centros comerciais se multiplicam, e a oferta de emprego não está restrita a apenas uma região, como era antigamente. Dessa forma, ocorre a descentralização e a urbanização de outros bairros, e é possível para cada pessoa elencar quais são as suas prioridades, individuais e familiares, e entender o que busca na hora de decidir onde morar.

Atualmente, um dos principais critérios é a proximidade. Do quê? Depende de cada família e indivíduo, e as opções são muitas. Pode ser do lugar onde trabalha, do colégio onde os filhos estudam, de restaurantes, bancos, praças, espaços de lazer, supermercados, lojas, shoppings etc. E por que buscar proximidade? Por um motivo simples e do qual os paulistanos entendem bem: tempo.

Em cidades grandes e nas quais é necessário se deslocar longas distâncias, perde-se muitas horas do dia no trânsito e nos meios de transporte, apenas para se locomover e levar e buscar os filhos na escola e ir e vir do trabalho, por exemplo. E isso ocorre diariamente, de segunda a sexta. Some a isso as idas ao supermercado, consultas médicas, passeios em busca de lazer aos fins de semana e demais deslocamentos que ocorrem esporadicamente. O resultado são muitas horas desperdiçadas apenas indo de um lugar ao outro e retornando para casa.

É por isso que cada vez mais famílias buscam localizações estratégicas, que tenham ao redor facilidades como bons colégios para os filhos, áreas de lazer e shoppings. Além disso, a facilidade de acesso às principais vias da cidade também entra na conta. O objetivo é sempre o mesmo e um só: perder menos tempo com deslocamentos e ter mais tempo livre para descansar, se divertir e conviver com a família.

Segurança é o critério decisivo na escolha de onde morar

Outro critério importante para as famílias atuais, não apenas as paulistanas, é a segurança. Com a violência cada dia mais presente nos noticiários e os índices de criminalidade cada vez mais altos, a sensação de insegurança se torna fator determinante para optar ou não por um determinado bairro da cidade. As famílias almejam poder chegar em casa com tranquilidade, andar a pé pelo bairro para fazer compras e usufruir dos espaços ao ar livre, sem preocupações, sentindo-se tranquilas dentro e fora de casa.

É nesse cenário que aumenta a procura por bairros mais afastados do centro, que contam com menor densidade populacional, localizações privilegiadas e estratégicas e índices bem inferiores de violência. A soma desses fatores resulta na qualidade de vida tão almejada nos dias de hoje, com mais tempo para conviver em família e passear por parques e ruas arborizadas, onde se respira e se vive melhor.

Essa procura influencia diretamente na valorização do metro quadrado de cada bairro. Ainda é possível encontrar diversas opções de bairros arborizados e que oferecem facilidades por preços atrativos e com tendência a valorizar cada dia mais, especialmente na Zona Sul de São Paulo, região que conta com diversos bairros seguros, tranquilos e com ruas arborizadas. Além de ser uma escolha certeira para uma vida melhor para toda a família, a compra de um imóvel se torna também um investimento inteligente e seguro.

Facilidades dos bairros

Todo este processo de migração para bairros descentralizados aumentou a demanda por serviços de qualidade em diversos pontos da cidade. O resultado é uma oferta cada vez maior de experiências que podem ser vividas sem precisar sair do bairro onde se mora, tudo a uma distância curta.

Passear e fazer compras no shopping, dar uma pausa na correria do dia para fazer uma massagem relaxante, cuidar dos cabelos e das unhas, ir ao pet shop para levar seus animais de estimação e idas ao supermercado com frutas e verduras frescas para manter uma alimentação saudável são apenas alguns exemplos de pequenos prazeres, acessíveis a quem mora em um bairro com ampla oferta de serviços e produtos, e que influenciam positivamente a rotina e dão mais qualidade de vida.

A principal diferença de realizar estes serviços no bairro onde se reside é que essas experiências se tornam ainda mais pessoais e personalizadas, pois você se torna cliente fiel e conhece os atendentes que te recebem sempre. Outra vantagem é poder explorar novos lugares sem precisar se deslocar muito. Com tantas opções, você descobre os segredos de cada lugar, como onde encontrar o melhor cafezinho do bairro, por exemplo.

Você pode se aventurar pelas ruas do bairro e se encantar com o charme de lugares menores e familiares. É possível descobrir novos sabores, como a culinária alemã do Brooklin, novos prazeres com as diversas opções de SPA de Moema e respirar ar puro nas áreas verdes da Chácara Flora, enquanto toma um bom café. Os bairros da Zona Sul são repletos de opções para você apreciar os pequenos prazeres que só uma localização privilegiada pode oferecer.

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube