Logo
Home > Blog > Lifestyle > 6 melhores atividades físicas para se fazer em casa sem equipamentos
Lifestyle

6 melhores atividades físicas para se fazer em casa sem equipamentos

Já faz um tempo que ficar em casa se tornou uma prioridade, mas isso não significa que você precisa ficar parado. Fazer quaisquer atividades físicas são excelentes maneiras de se manter em forma enquanto a vacina contra o coronavírus não chega.

Segundo o site Manual do Homem Moderno, você pode realizar diversas atividades físicas em casa, que garantem um bom condicionamento e se encaixam bem na rotina familiar, sem a necessidade de nenhum tipo de equipamento.

Corrida no lugar

A corrida no lugar ou estacionária é capaz de fazer o seu ritmo cardíaco subir rapidinho, por isso é ótima opção aeróbica para perder peso.

Este exercício também ajuda na melhora da coordenação motora, pois exige que a pessoa faça a corrida com movimentos de braços e pernas sincronizados. E também consegue ajudar a aprimorar a corrida normal, na rua ou na esteira.

Comece a corrida estacionária com movimentos de intensidade baixa, para ir se acostumando, e depois vá para movimentos intensos, reduzindo para marcha média. Intercale intenso com média pelo tempo que aguentar. Nunca interrompa o movimento bruscamente.

Flexões

Outro tipo de exercício clássico e eficaz é a flexão, que trabalha bíceps, ombro, tríceps, abdômen e, principalmente, a musculatura peitoral. Existem formas avançadas de trabalhar flexões, com foco em grupos específicos de músculos, mas a tradicional já é bem completa e ótima para começar.

Ela ajuda na melhora da postura, por fortalecer a musculatura do core, que trabalha bastante para manter o tronco estabilizado durante o movimento. Além disso, contribui para a realização de movimentos que exigem potência, por sua dinâmica e recrutamento muscular.

Para fazer, basta deitar-se no chão, de barriga para baixo. Apoie as mãos no solo, abaixo dos ombros e afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros. Depois, estenda os cotovelos, subindo o corpo todo de uma vez, mantendo as costas retas, alinhadas com o tronco. Flexione os cotovelos e retorne quase à posição inicial, sem encostar o corpo no chão.

O importante é que durante a execução do movimento, somente as mãos e pés deverão ter contato com o solo.

Burpees

O burpee é um exercício para melhora de condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória e emagrecimento. Além disso, o exercício é feito só com o peso corporal.

Muito usado na modalidade CrossFit, tem como objetivo não só fortalecer o abdômen, mas também os braços e as pernas, e ainda proporcionar uma elevação considerável da frequência cardíaca.

Este amplo exercício une queima calórica e fortalecimento muscular. Neste caso, o fortalecimento do abdômen é resultado da necessidade de estabilizar o tronco principalmente durante a flexão de braço e o agachamento.

O burpee inclui três exercícios: a flexão de braços, o agachamento e um salto, nesta sequência. Inicia-se o movimento realizando uma flexão de braço até encostar o peito no chão. Em seguida, flexiona-se o quadril na posição do agachamento. Então, executa- se um salto.

Agachamentos

Os agachamentos não só fortalecem a musculatura do abdômen e das pernas, como também estão entre os exercícios que mais potencializam o emagrecimento sustentável. Afinal, um quadríceps desenvolvido aumenta significativamente a taxa metabólica basal.

Ao realizar um agachamento básico, afaste os pés e mantenha-os alinhados com as extremidades do quadril. Sem tirar os calcanhares do chão, abaixe cuidadosamente, levando os glúteos para trás até que o ângulo da canela e da coxa chegue a, no máximo, 45 graus. Estique os joelhos e conte uma repetição.

É muito importante não deixar os joelhos avançarem para frente, além da linha dos pés. No movimento correto, é o quadril que vai para trás, como se a pessoa estivesse se sentando em uma poltrona.

Abdominais

Existem diversos tipos de exercícios abdominais, cada um com um objetivo diferente. O mais básico deles é o abdominal reto, simples, objetivo e muito eficaz na jornada por uma barriga definida.

Para realizar o movimento, deite com as costas no chão e dobre os joelhos, deixando as solas dos dois pés no solo. Cruze os braços sobre o peito e eleve-o em direção aos joelhos. Quando o tronco sair do chão, retorne lentamente e conte uma repetição.

Evite forçar a lombar no movimento e direcione a energia para a contração do abdômen. Se os pés saírem do chão, tente mantê-los presos embaixo do sofá ou peça para que um familiar os segure no lugar.

Pular corda

Não é à toa que esse é o treino predileto de boxeadores: para encarar todos os rounds de um combate no ringue é preciso muito fôlego — e é justamente esse um dos maiores benefícios do exercício.

Além disso, pular corda queima muitas calorias, mais do que a maior parte das atividades físicas, fazendo com que essa seja uma das melhores dicas para a quarentena caso o seu objetivo seja emagrecer.

Se você nunca fez esse tipo de treinamento, nem está em boa forma, o ideal é começar com tempos curtos de um ou três minutos. Para pular a corda, salte o mínimo do chão e amorteça o impacto aterrissando com a ponta dos pés, e nunca com os calcanhares.

O movimento deve ser feito, idealmente, com o mínimo de ação dos cotovelos. Utilize os pulsos para girar e tenha paciência até encontrar seu ritmo. Mesmo quem não tem uma corda em casa pode fazer o exercício: simule os movimentos com uma corda imaginária que os resultados serão quase os mesmos.

Importante

Por fim, mas no menos importante, é recomendável ter o apoio de profissionais na execução de quaisquer atividades físicas em casa, de modo a minimizar riscos de lesões e potencializar os resultados. Também é importante ter cautela com a intensidade, especialmente para quem não tem o hábito de praticar exercícios.

Realizar atividade física em casa é fundamental para vencer o sedentarismo e manter a boa saúde física e mental – ainda mais se você mora ou pretende morar em um Casa Jardim, que tem espaço de sobra para se exercitar -, ajudando, inclusive, a prevenir problemas emocionais durante o isolamento. Vale incluir nessa lista a prática de alongamento e ioga antes das atividades e ao fim do dia, para relaxar o corpo e a mente.

Que tal ter um espaço incrível para se exercitar? Conheça os projetos do Casa Jardim!

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube