Logo
Home > Blog > Casa Jardim > Espaços abertos que priorizam a liberdade e a socialização
Casa Jardim

Espaços abertos que priorizam a liberdade e a socialização

Sensação de liberdade e amplitude, sofisticação e, principalmente, socialização são algumas das características dos espaços abertos, que viraram tendência e estão presentes tanto em pequenos apartamentos como em casas de alto padrão. Projetos arquitetônicos e de interiores que exigem construção ou reforma já pensada neste conceito e decoração apropriada.  

Conversamos com o arquiteto e designer Albert Sugai, responsável pelos projetos Casa Jardim Chapel e Casa Jardim Nebraska, sobre como criar esses ambientes que transmitem toda hospitalidade, integração e personalidade dos moradores.  

Desafios do open space 

Ter espaços abertos e integrados não é tão simples quanto parece. Ao construir uma casa do zero é possível planejar, desde a planta, que o living seja integrado à cozinha e ao jardim, por exemplo. Agora, se for uma reforma, antes de sair derrubando paredes para criar um espaço aberto, é necessário se certificar de que a remoção de pilares, vigas ou paredes não vai comprometer a segurança e infraestrutura do imóvel.  

Esse tipo de projeto também oferece um desafio maior para a decoração da casa. É importante que cores, iluminação e móveis tenham familiaridade e estejam em harmonia. “O conceito open space geralmente integra a cozinha, sala de jantar e sala de estar. Esses ambientes devem ser combinados por móveis e itens decorativos pensados cautelosamente para criar um visual único”, afirma Albert Sugai.  

Segundo o arquiteto, alguns detalhes também podem fazer a diferença e dar mais praticidade ao ambiente, como móveis modulares, que são fáceis de montar, manusear e proporcionam diversas formas de utilização, criando soluções práticas e inteligentes em qualquer ambiente, independente do tamanho.  

“O mercado oferece sofás modulares, no qual você pode separar todos os assentos, e mesas que podem ser ampliadas para receber uma quantidade maior de pessoas. Quando pensamos em open space, uma ilha entre a sala e a cozinha é o exemplo perfeito de unificação dos ambientes e integração entre a família e os amigos”, sugere Albert. 

São os móveis que vão ajudar a delimitar onde começa um ambiente e termina outro. Utilize sofás, poltronas, mesas e tapetes como forma de decoração e para montar os ambientes, como sala de estar, sala de jantar e separar a cozinha, por exemplo. Luminárias de chão e esculturas também podem ser objetos coringa na hora de criar uma separação sutil entre os ambientes.  

E não é só o ambiente e a decoração que estimulam essa integração. A iluminação natural também é uma característica forte dos espaços abertos, já que eles promovem o aumento de luz do dia e ventilação, seja através de amplas portas de vidro ou mesmo paredes inteiras neste material. Se ainda for integrado a um jardim, a vista idealiza a sensação de ambiente ao ar livre, mesmo que os moradores estejam na parte interna da casa.  

Ambientes integrados e mais convívio familiar

Ter mais tempo com a família e possuir um ambiente apropriado para receber a visita de amigos são os motivos predominantes pelos quais os moradores buscam os espaços abertos. Afinal, eles trazem mais conforto para grupos maiores, incentivam o compartilhamento, diálogo entre todos e melhor socialização em um evento ou reunião em casa.

Além disso, é possível conviver com a família e todos interagirem enquanto preparam as refeições, assistem TV e acompanham a lição de casa dos filhos, por exemplo.

Certamente, o living é um dos lugares mais agradáveis da casa para usufruir dos momentos de lazer, reforçando e priorizando a convivência familiar. Além de possibilitar pequenas celebrações, em uma recepção confortável e agradável, com todos os amigos do círculo íntimo sentados à mesa.

Os espaços abertos integrados com um jardim ou quintal também podem ser ambientes perfeitos para famílias com filhos pequenos. Enquanto os adultos fazem um coquetel ou almoço no living, as crianças podem brincar com segurança e tranquilidade na área externa da casa.

Em um espaço integrado, todos podem conviver em harmonia e reforçar os laços. Seja interagindo enquanto realizam suas atividades diárias, se reunindo nos finais de tarde para dividir como foi o dia de cada um ou celebrando conquistas com os amigos e familiares. Os espaços integrados garantem maior convivência para sua família.

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube