Logo
Home > Blog > Casa Jardim > Como nasce um ícone? Conheça a inspiração por trás do primeiro Casa Jardim.
Casa Jardim

Como nasce um ícone? Conheça a inspiração por trás do primeiro Casa Jardim.

A arquiteta Lucia Manzano não é somente uma arquiteta. Seu trabalho ultrapassa o óbvio. Sua ampla formação, que inclui paisagismo e sustentabilidade, traz pilares importantes para os diferentes projetos que cria. Trata-se de uma abordagem integrada, em que a estrutura, o design interior e a preocupação com a natureza se sobressai em cada detalhe.

Não à toa, a profissional foi escolhida a dedo para conceber em conjunto com o time da Seed Incorp. o pioneiro Casa Jardim. Em entrevista, ela conta como foi essa experiência. Confira:

 

Seed Incorp: O Casa Jardim Quattro foi o nosso primeiro empreendimento do Casa Jardim. Quais são as características que foram desenvolvidas nesse primeiro projeto que dão a assinatura de um Casa Jardim?

Lucia Manzano:

O conceito de um Casa Jardim nasceu nesse projeto. Foram desenvolvidos vários estudos até chegarmos no que veio a ser o conceito de um Casa Jardim. Esse desenvolvimento se deu a muitas mãos, um trabalho em equipe entre meu escritório de arquitetura e paisagismo e o pessoal da @seedincorp.

Primeiro conceito: salas totalmente conectadas ao jardim e à cozinha, permitindo a total integração dos ambientes sociais, que podem ser customizados pelo cliente do jeito que eles preferissem.

Segundo conceito: os automóveis, a área de serviço e o depósito ficam no subsolo. Com isso liberamos o pavimento térreo para a área comum do condomínio, e o acesso de pedestres ao condomínio que se dá por uma grande alameda verde. Os projetos de  arquitetura e paisagismo são pensados juntos, como um só conjunto.

Terceiro conceito: o rooftop como área de estar, gourmet etc., e que também pudesse ser customizada pelo cliente do jeito que eles preferissem.

Quarto conceito: todos os dormitórios são suítes amplas e com varanda, além de ter uma sala íntima, que também é uma área que poderia ser personalizada pelo cliente, sendo integrada à suíte master como um closet, ou como um segundo banheiro, assim deixando as opções de planta bem flexíveis.

 

S.I: Quais são as sensações que a arquitetura do Casa Jardim Quattro pretende projetar nos seus moradores?

L.M: É uma arquitetura que prioriza o bem-estar e conforto, como elementos essenciais de projeto, espaços amplos, integrados e de planta flexível – com muita luz natural, privilegiando a conexão entre os ambientes internos e externos, e valorizando a vista da copa das árvores. Ao mesmo tempo que a casa é totalmente integrada com o jardim privativo, uma das nossas preocupações foi com a privacidade dos moradores. Por isso, na face voltada para o acesso comum do condomínio, o brise de madeira compõe a fachada ao mesmo tempo que protege a vida privada, além de regular a entrada de luz natural nas casas.

S.I: Depois do Casa Jardim Quattro você projetou o Casa Jardim Alto da Boa Vista, Hípica e Campo Belo. Quais elementos arquitetônicos podemos ver nos quatro projetos? E quais são as maiores diferenças entre eles?

L.M: Elegemos alguns elementos arquitetônicos para criar uma identidade única em cada projeto, como o uso de brises e pérgolas, porém com materiais, formatos e cores que se diferem. Esses elementos são usados de maneira a valorizar a iluminação e a ventilação natural, ao mesmo tempo que criamos fachadas únicas, diferindo os projetos entre si. Usamos tanto na versão de painéis de correr como painéis fixos, pois a composição inteira fica mais dinâmica. Além de proporcionar uma variação de luz e sombra, ao longo do dia, e à noite com a iluminação externa das casas e dos jardins essas sombras são reforçadas, destacando a identidade de cada projeto.

Como nosso escritório desenvolveu em conjunto os projetos de arquitetura e de paisagismo dos quatro condomínios, pudemos reforçar essa integração, um dos principais conceitos dos projetos Casa Jardim. As áreas verdes estão presentes tanto nas áreas comuns dos condomínios, quanto nas fachadas das casas, nas varandas ora compostas com jardineiras, ou terraços e por fim no jardim privativo no térreo das casas.

Gostou desta entrevista? Nossos parceiros estão juntinhos para compartilhar a inspiração desses projetos exclusivos. Acompanhe os próximos conteúdos e até mais!

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube