Logo
Home > Blog > Dicas e Inspirações > Quais as melhores soluções em automação residencial?
Dicas e Inspirações

Quais as melhores soluções em automação residencial?

Imagine esse cenário: em um dia quente de verão, quando você estiver saindo do trabalho ou próximo de casa, o ar-condicionado é acionado para que, ao chegar, o ambiente esteja agradavelmente refrigerado. E, ao abrir a porta, seu hub de automação residencial envia uma notificação para seus outros gadgets: suas luzes acendem, as cortinas são automaticamente puxadas e seu sistema de som reproduz suas músicas relaxantes favoritas, tudo sem nem mesmo você precisar tocar em um botão. Isso é automação residencial. E essa é a conveniência e o estilo de vida que você pode ter com ela.

A automação residencial pode ainda soar como algo futurista. Mas é algo que já está disponível e se desenvolvendo rapidamente para trazer mais segurança, conforto e praticidade ao nosso dia a dia.

Por isso, continue a leitura e descubra mais sobre os benefícios e as melhores soluções em automação residencial que transformarão a rotina de sua família.

Principais benefícios da automação residencial

Os projetos de automação residencial podem ser altamente personalizados para as necessidades de cada lar e de cada família. Entre os maiores benefícios dessas soluções, podemos destacar:

  • Conveniência: seja controlando facilmente sua climatização, luzes, sistemas de som – tudo fica mais simples e conveniente de gerenciar com os recursos de automação;
  • Eficiência energética: monitorando quando a casa está ocupada, interligando os sistemas elétricos, analisando comportamento de consumo – são diversos meios para alcançar melhor eficiência de energia;
  • Conforto: sabe quando você já está na cama, preparando-se para dormir, mas percebe que deixou a luz do banheiro acesa? Com a automação residencial, você pode desligá-las no conforto da sua cama;
  • Segurança: as tecnologias de automação trazem muitas possibilidades de elevar a segurança para sua casa e sua família, seja por meio da detecção de risco de vazamentos de água ou incêndio, seja por meio das soluções de monitoramento e proteção que podem ser gerenciadas remotamente.

Automação residencial: soluções para incluir em seu projeto

Há uma série de soluções que podem trazer mais conforto e bem-estar para o estilo de vida de sua família. Entre elas, estão:

Sistema AVAC

Há diversas soluções para gerenciamento de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC), trazendo um novo nível de conveniência e conforto para sua família.

Você poderá fazer diferentes programações conforme o horário ou dia da semana, época do ano, etc., para que sua casa esteja sempre com a climatização ideal e, ainda, faça isso com inteligência em eficiência energética.

2. Iluminação

Além de poder controlar remotamente as lâmpadas inteligentes, estando ou não dentro da casa, você também pode criar rotinas de iluminação personalizadas. Por exemplo, as luzes podem começar a diminuir de intensidade conforme vai chegando o horário de dormir. Ou ligarem lentamente na hora de acordar.

3. Controle de saída de energia

Com que frequência sua família realmente utiliza o micro-ondas no meio da noite? Ou a cafeteira? As soluções de automação residencial de controle de tomadas oferecem a você a oportunidade de ter uma atitude mais sustentável e, ainda, uma economia com a conta de energia elétrica.

O controle de tomada permite que você defina um tempo específico para que essas desliguem a energia de seus aparelhos eletrônicos, para uma rotina mais custo-eficiente e sustentável.

4. Segurança doméstica

A segurança da sua família é um grande motivo para investir em soluções de automação residencial. Com elas, você terá acesso às câmeras em sua casa para poder ver quando seus filhos chegam da escola ou se alguém suspeito está se aproximando da residência.

Você não só poderá configurar câmeras de segurança acessíveis de qualquer local remoto por meio de um tablet ou smartphone, como também fechaduras automatizadas em sua casa para garantir a máxima segurança para sua família.

5. Entretenimento

A automação residencial também pode proporcionar novas experiências em entretenimento para sua família. Com esse tipo de tecnologia, vocês poderão desfrutar do luxo de um sistema automatizado de entretenimento doméstico inteligente.

Por exemplo: as luzes se apagam e o som aumenta. Uma tela de imagem perfeita é acionada para uma noite de cinema em casa. E, com um sistema de controle totalmente integrado em seu home theater automatizado, você pode comandar tudo com um único dispositivo.

Ou, também, você pode criar o espaço ideal de entretenimento ao ar livre e um refúgio de descanso exclusivo com experiências sensoriais impressionantes a partir de soluções de automação residencial.

Imagine fazer churrasco em seu rooftop enquanto assiste ao seu evento esportivo ou seriado favorito e, em seguida, relaxar com um mergulho na piscina enquanto sua playlist começa a tocar em um sistema de som imersivo outdoor? Seus momentos com os amigos e a família serão aprimorados com controle simples, mas sofisticado, de música, TV, vídeo, luzes e muito mais usando recursos de automação residencial.

O que você achou dessas soluções em automação residencial? Para saber mais sobre outras inovações para tornar seu lar ainda mais exclusivo e confortável, continue acompanhando nosso blog.

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube