Logo
Home > Blog > Decoração > Cozinha: veja o que tem sido tendência em 2022
Decoração

Cozinha: veja o que tem sido tendência em 2022

A cozinha é, sem sombra de dúvidas, um dos espaços mais agregadores de uma casa. É lá que nós dividimos momentos de afeto através da comida, de um bom vinho, compartilhamos e somamos memórias. Um espaço tão querido merece uma olhar também na hora do design de interiores e decoração. Veja, abaixo, algumas das principais tendência para cozinhas neste ano.

Materiais

Neste ano, os materiais com alta durabilidade e com ótimas funções estéticas e de organização tem sido os mais utilizados para compor as cozinhas mais luxuosas e requintadas. Entre eles, podemos citar o porcelanato, que oferece o requinte desejado, baixa absorção de líquidos e diferentes possibilidades de uso, como em pisos, bancadas, paredes, pias, entre outras peças. Além disso, o porcelanato garante um ótimo conforto térmico para os dias de calor.

Para aqueles que admiram um estilo neoclássico, o mármore é a escolha perfeita para a sua cozinha. O interessante é que todos os acabamentos desse material são de alto padrão, como o mármore carrara e o travertino.

Para pias e bancadas, acabamento em granito é uma ótima opção. Já para móveis, como a mesa de jantar, armários, e suporte para utensílios, a madeira é a preferida, entretanto, é preciso tratá-la com tintas e vernizes, para evitar que a umidade e a gordura – típicos da cozinha – comprometam a vida útil desse material.

Planejamento de cores

Uma cozinha exige que os tons de cores utilizados nela transmitam exatamente a atmosfera que você quer que esse cômodo tenha. Cores como o bege, cinza, branco e o preto darão um clima mais luxuoso para o espaço. Entretanto, se você preferir um estilo mais contemporâneo, pode optar pelo amarelo, verde ou vermelho, só que em menor escala. Cores mais clássicas como o marrom e o azul, quando utilizados nos locais e com a intensidade certos, são superapropriados para dar uma sensação mais nostálgica.

Outra excelente dica é usar a técnica da cromoterapia para escolher cores que combinem com o ambiente e as sensações que você quer transmitir.

 

Iluminação

A iluminação é um dos recursos responsáveis por dar vida a uma cozinha. Por isso, é importante executar um projeto luminotécnico, que una a luz artificial e a natural. Luzes artificiais direcionadas a objetos específicos, como os eletrodomésticos ou a mesa, ajudam a dar mais expressividade. Esse tipo de luz também pode incidir sobre o ambiente, garantindo maior claridade para preparar e consumir os alimentos.

Investir em janelas é uma boa maneira de garantir luz natural e uma sensação de amplitude e aconchego para a cozinha, tornando o espaço mais agradável.

Decoração funcional

A cozinha, geralmente, não é o melhor lugar para decorações soltas, como as da sala ou dos quartos. Por isso, o que usamos no nosso dia a dia dá o tom na decoração desse ambiente. Estruturas planejadas em alumínio ou cobre, para pendurar colhes e panelas acima do fogão, são um ótimo exemplo de décor da cozinha. Logo, a preferência é por peças relacionadas ao ato de cozinhar, mas que também tragam beleza e praticidade.

 

Você já conhecia algumas dessas tendências de cozinhas neste ano? Continue acompanhando nosso conteúdo e confira mais dicas e informações para o seu Casa Jardim.

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube