Logo
Home > Blog > Decoração > 9 ideias de paisagismo para condomínios fechados
Decoração

9 ideias de paisagismo para condomínios fechados

9 ideias de paisagismo para condomínios fechados – Para quem mora em condomínios fechados, ter um jardim para casa é a oportunidade de transformar esse espaço em um oásis particular. Os projetos paisagísticos de jardins para casa podem acentuar as áreas de estar ao ar livre, tornando-as acolhedoras, originais e privadas.

Ainda, é possível obter benefícios adicionais de bem-estar e qualidade de vida para sua família, incluindo redução das ilhas de calor urbanas, com melhor sensação de controle térmico, melhor qualidade do ar e mais conforto acústico.

Isso sem contar que o jardim para casa ajuda no controle do estresse, a promover relaxamento e a nos manter próximos da natureza, mesmo em ambiente urbano. Ainda, ele valoriza sua propriedade e a torna ainda mais exclusiva.

Para ajudá-lo a desenvolver esse projeto e contar com esses benefícios, preparamos as dicas a seguir.

Jardim para casa: dicas de paisagismo para condomínios fechados

Antes das dicas, é importante um alerta: muitos condomínios apresentam regulamentos relativos ao paisagismo das suas unidades. Assim, antes de começar seu projeto, é indicado verificar essa questão, evitando problemas, refações e gastos desnecessários.

1. Comece pequeno: menos é mais

Comece considerando as pequenas coisas que você pode fazer para que o espaço ao ar livre funcione a seu favor. Essas pequenas coisas podem ser vasos de plantas ou até itens decorativos de menor escala.

Os vasos são essenciais para quem tem mais espaço horizontal, enquanto os itens suspensos são perfeitos para quem tem um jardim para casa com móveis ou outros elementos mais robustos. De qualquer maneira, assim, você pode iniciar seu projeto sem sobrecarregar visualmente seu espaço.

Esses passos iniciais ajudarão a definir as demais ações e deixarão mais claras suas preferências. Ainda, essa mentalidade de “menos é mais” pode resultar em um jardim de baixa manutenção, ideal para quem não deseja se envolver mais rotineiramente com os cuidados desse espaço.

2. Experimente aplicar a regra de três

Ao fazer paisagismo para jardim para casa, é importante buscar um design coeso, que crie uma sensação de harmonia e de unidade.

Assim, quando se trata de escolher flores, aderir a três cores evitará que o espaço pareça muito sobrecarregado e sem curadoria. Isso também simplifica o processo de escolha de quais flores você gostaria de plantar e o ajudará a escolher seus demais itens decorativos.

3. Escolha os acessórios estrategicamente

Os acessórios podem ser a diferença entre um jardim para casa padrão ou original. Eles adicionam um toque de personalidade, tornando o local mais acolhedor e alinhado ao estilo dos moradores.

Você pode considerar, por exemplo, adicionar algumas pedras decorativas para criar uma sensação japonesa ou investir em pequenos detalhes que se alinhem ao tom de Pantone do ano.

4. Considere a verticalização do jardim

Esta é uma maneira simples de adotar um projeto paisagístico com mais personalidade e tendo o verde como destaque. Ainda, ele permite que você utilize o espaço de seu jardim de forma mais versátil, mantendo o chão mais livre.

Você pode colocar vasos na base das escadas ou treliças, para criar um espaço para as plantas trepadeiras subirem, dando um toque mediterrâneo ao seu jardim.

Entretanto, lembre-se de que, embora existam muitos métodos de bricolagem para um jardim vertical, a recomendação é trabalhar com um paisagista profissional ao construí-lo para que esse seja estruturalmente seguro. Muitos iniciantes subestimam o peso e a força do crescimento da planta, o que pode gerar grandes dores de cabeça no futuro.

5. Para um paisagismo mais clean, utilize iluminação minimalista

A iluminação linear, nítida e minimalista cria destaques, porém, sem roubar a cena. Os spots de luz em si ficam escondidos enquanto criam uma projeção de iluminação que destaca a área que se quer ter como foco no jardim para casa.

Pense em canais de luz LED sob passarelas e escadas ou luzes colocadas sob as estruturas da paisagem, como bancos. Iluminações ocultas, que indicam um caminho, também são elegantes e, ainda, melhoram a acessibilidade do imóvel.

6. Considere as plantas nativas em seu paisagismo

As espécies nativas têm sido cada vez mais utilizadas para apoiar um ecossistema equilibrado e sustentável e produzir uma paisagem que se autoperpetua e requer menos manutenção, fertilização, uso de pesticidas e consumo de água.

Elas são mais adaptáveis e resistentes, contribuindo para que seu jardim para casa esteja vistoso nas quatro estações do ano.

7. Se você busca mais privacidade, avalie o uso de parede de bambu

Esta é uma ideia interessante para quem prefere ter mais privacidade no jardim para casa. É possível criar um cantinho para promover um retiro privado com uma parede de bambu estrategicamente posicionada no espaço.

Esta parede oferecerá privacidade ao mesmo tempo em que cria a vibração de um jardim botânico selvagem. Você também pode instalar um recurso de luz para destacar sua vegetação. Além disso, é possível realçar a parede de bambu com alguns pontos verdes, incluindo vasos ou topiários mais evidentes e ornamentais.

8. Avalie fazer opções sustentáveis em seu jardim para casa

Com pequenas ações, é possível ter um lar mais sustentável em condomínio fechado. Isso pode incluir, por exemplo, o uso de sistema de irrigação das plantas por gotejamento, que maximiza a eficiência e minimiza a perda de água por evaporação. Utilizar na iluminação externa sistemas de LED também contribui para menor uso de energia.

9. Para um paisagismo mais exuberante, pense em cortinas de água

Os elementos da água são utilizados no paisagismo para mostrar esplendor e grandeza, mas seu propósito pode ir além disso. Eles podem ajudar a promover mais conforto térmico e, ainda, criam uma conexão marcante e instantânea com a natureza. Para famílias que aplicam o Feng-Shui, essa é uma opção paisagística também recomendada.

Para mais dicas sobre jardim para casa e paisagismo, continue acompanhando nosso blog. E, para começar a projetar todos os ambientes de seu lar em um condomínio fechado, baixe nosso guia para construir sua casa dos sonhos em condomínio em São Paulo.

Fale com nossos
especialistas
WhatsappE-mail

Fale com a Seed

+ 55 (11) 93259.4640

R. Samuel Morse, 120, 7º andar
Brooklin, São Paulo SP

Nossas redes

InstagramFacebookLinkedInYouTube